segunda-feira, 16 de abril de 2012

Transporte: Luciano Ducci autoriza obras do Ligeirão Norte.


O prefeito Luciano Ducci assinou nesta sexta-feira (13) a ordem de serviço para início imediato das obras de pavimentação e adequação das canaletas das avenidas Paraná, João Gualberto e Sete de Setembro que vão permitir a implantação da terceira linha do Expresso Ligeirão em Curitiba, o Ligeirão Norte, que vai ligar o Terminal Santa Cândida à Praça do Japão com a previsão de transportar 50 mil passageiros por dia. 
Outra obra a ser realizada ainda neste ano é a da ampliação em quase 50% do Terminal Santa Cândida, o que permitirá ampliar a integração com municípios da Região Metropolitana. 
A ordem de serviço para o início das obras de pavimentação das canaletas do Ligeirão Norte foi dada no Terminal Santa Cândida e teve a assinatura do presidente da Urbs, Marcos Isfer, e do secretário Municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni. Estiveram presentes ao evento os vereadores Jair Cézar e Pastor Valdenir.
Paradas: O novo Ligeirão vai sair do Santa Cândida e parar nos terminais Cabral e Boa Vista e nas estações Passeio Público; Central; Eufrásio Correia e Osvaldo Cruz, com ponto final na Estação Bento Viana/Praça do Japão.
O tempo de viagem será de 25 minutos, 15 minutos a menos do que o deslocamento pelo Expresso convencional da linha Santa Cândida-Capão Raso. A linha terá uma frota de 20 veículos – o novo biarticulado azul, maior ônibus do mundo, com capacidade para 250 passageiros. 
Para agilizar o início das obras de pavimentação e adequação das canaletas, a Urbs já fez a retirada, nesta quinta-feira (12) de duas estações no primeiro trecho a ser pavimentado. São as estações Holanda e Constantino Marochi, nos dois sentidos. Além de pavimentação, será feito o desalinhamento das estações tubo no trajeto do novo Ligeirão, para permitir a ultrapassagem na canaleta. Com o desalinhamento, as estações de ida e volta deixam de ficar frente a frente, abrindo espaço para a faixa de ultrapassagem na canaleta. 
As obras devem durar dez meses e serão feitas em lotes, com a desativação gradativa de estações tubo. Os 32 tubos das estações no trecho entre o terminal Santa Cândida e a Praça do Japão serão reformados, as calçadas serão refeitas e haverá melhorias na acessibilidade no entorno das estações. Novos elevadores serão instalados em todas as estações. 
As estações Passeio Público, Central, Alferes Poli, Praça Osvaldo Cruz, Coronel Dulcídio e Bento Viana, além de reformadas, serão ampliadas para acelerar o embarque e desembarque. Ao longo de todo o percurso a sinalização horizontal e vertical será refeita, incluindo a implantação de semáforos atuados pelos ônibus, para dar prioridade à passagem do Ligeirão. 
Terceira linha - O Eixo Norte será o terceiro eixo a contar com o Expresso Ligeirão. O sistema foi implantado em 2009 na Linha Verde e, em março de 2010 no eixo Boqueirão, nos dois casos com ônibus articulados na cor vermelha com capacidade para 170 passageiros. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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