Os Bairros

Conheça um pouco mais sobre cada bairro que faz parte dessa Regional.

Abranches

-Histórico:
O Abranches nasceu como um núcleo colonial estabelecido pela Câmara Municipal no rocio de Curitiba, entre os bairros Pilarzinho e Ahú. O núcleo de imigrantes era composto por 64 famílias, totalizando 258 pessoas, que se instalaram no local e se dedicaram à lavoura. Fundado em 10 de novembro de 1873, o bairro foi assim denominado em homenagem ao então Presidente da Província, Doutor Abranches. Foi ele quem deu  o consentimento para que imigrantes poloneses provenientes da Prússia Ocidental ocupassem aquela região.



Atuba

-Histórico:
Na região, hoje conhecida por Atuba, se instalaram, no século XVI, os fundadores da cidade de Curitiba. Essa primeira povoação, na margem  do rio Atuba - que deu seu nome ao bairro - chamava-se “Vilinha”, mas não permaneceu muito tempo nesse lugar. A lenda conta que a imagem da Padroeira, Nossa Senhora da Luz, tinha os olhos voltados para o lugar que Curitiba ocupa hoje. Os moradores da Vilinha mudaram-se então para o local onde atualmente encontra-se a Praça Tiradentes. Aí os colonos fundaram a Vila Nossa Senhora da Luz, que posteriormente passaria a
chamar-se Curitiba.



Bacacheri

- Histórico:
As origens do bairro confundem-se com a criação, nessa região, da Colônia Argelina de imigrantes, em 1869. O nome da colônia se deve ao fato de a maioria dos seus integrantes ser composta por franceses originários da Argélia, existindo também alemães, suíços, suecos, ingleses e, posteriormente, italianos. O crescimento e o desenvolvimento do bairro esteve ligado, nos primeiros tempos, ao tráfego em direção à estrada da Graciosa, que deu origem a numerosos estabelecimentos comerciais e de serviços. O Parque dos Ingleses é ponto importante na história do bairro.



Bairro Alto

- Histórico:
O bairro está localizado em uma das partes mais elevadas da cidade, o que explica seu nome. Seus limites são o Tarumã, na parte de baixo, e o Atuba, na parte superior. A área onde nasceu o bairro era propriedade da família Castilho, que iniciou o loteamento em 1940, numa época em que a região era cortada por diversos riachos, que deram nome a muitas de suas ruas.



Barreirinha

- Histórico:
O bairro Barreirinha é evidenciado pela presença de uma importante colônia polonesa, que imprimiu características marcantes até em seu aspecto, oferecendo uma paisagem de lavouras beirando as ruas e de carroças que circulam lado a lado com os caminhões. Os colonos poloneses iniciaram sua vida no bairro cultivando centeio, milho, batata e outros cereais, chegando a serem conhecidos pela produção das tradicionais broas de centeio de excelente qualidade. Não se restringindo à lavoura, os colonos logo começaram a trabalhar na indústria de carroças.



Boa Vista

- Histórico:
O bairro Boa Vista está localizado numa das regiões mais altas de Curitiba. Recebeu a denominação devido a sua situação geográfica privilegiada que, até tempos muito recentes, tornava possível avistar, do local, grande parte da cidade. Até a década de 50, a região, onde hoje está situado o bairro, não passava de um extenso campo de pecuária, no qual a existência de codornas e perdizes atraía grande número de apaixonados pela caça. Aproximadamente 500 hectares pertencentes à família Geronasso passaram a ser divididos em lotes e a população começou a crescer.



Cachoeira

- Histórico:
As primeiras referências ao bairro Cachoeira apareceram em 1733, quando o Capitão Antonio Rodrigues Seixas e sua mulher, Maria Soares Paes, fundaram o primeiro sítio nessa região do planalto curitibano. Mais tarde, outros sítios foram fundados na área do atual bairro. O bairro, que pertenceu, no início, ao município de Almirante Tamandaré, era servido pela estrada de ferro do Norte do Paraná. Nessas terras, foi fundada a Colônia Antonio Prado. Talvez, por isso, ainda hoje existe o Cachoeira de Curitiba e o Cachoeira de Almirante Tamandaré. Para a população não existe diferença. Tudo é Cachoeira. Ninguém sabe, com certeza, a origem do nome.



Pilarzinho

- Histórico:
O Pilarzinho começou a se formar em 1792, com a construção da capelinha de Pilar, demolida em 1932, data da construção da capela atual. No local existiam apenas extensas chácaras de imigrantes alemães, onde se explorava a terra com o cultivo de cereais, criação de gado e plantação de hortalilças. A história do surgimento da Cruz do Pilarzinho remonta aos tempos dos primeiros colonizadores do Paraná, que usavam a cruz como símbolo de conquista e posse de terra. Construída em madeira, era sempre renovada pelos moradores, que passaram a vê-la como um sinal da fé cristã e como um documento histórico. Ninguém sabe ao certo quando e por quem ela foi levantada na atual rua Hugo Simas, esquina com Raposo Tavares.



Santa Cândida

- Histórico:
O bairro, fazendo divisa com o município de Colombo, é habitado por poloneses, italianos e brasileiros. Muitos deles continuam vivendo da lavoura de hortaliças, cereais e da criação de vacas leiteiras. Os três cemitérios do bairro testemunham a sua longa história, que começou com a chegada do primeiro imigrante, por volta de 1875. O comércio cresceu bastante em torno da atual Avenida Paraná, conhecida antigamente como um caminho intransitável devido ao atoleiro criado pelas chuvas ou pela poeira em dias secos.



São Lourenço

- Histórico:
O São Lourenço começou com um pequeno povoado à margem da Estrada do Assungüi (atual Rua Mateus Leme). A Fábrica Estearina Paranaense e o Curtume São Lourenço, um dos mais antigos da cidade, eram outros estabelecimentos importantes da região. Na implantação do Parque São Lourenço, a antiga fábrica de velas foi reformada e aproveitada para a construção de equipamentos culturais que, atualmente, conferem um atrativo especial ao bairro, com essa importante área de recreação e lazer.



Taboão

- Histórico:
Nem mesmo os mais antigos moradores do bairro conhecem a origem do nome Taboão. Alguns acham que foi por causa de uma tromba d’água que caiu lá, outros, que uma grossa tábua teria originado seu nome. A região do bairro Taboão é delimitada pelos bairros Abranches e Pilarzinho e pelo município de Almirante Tamandaré. Essa atual delimitação não é a mesma que existe nos registros históricos. Nessa região foi aberto o segundo cartório mais antigo de Curitiba, o Cartório Distrital de São Casemiro do Taboão que, desde 12 de maio de 1891, vem registrando a história da capital paranaense.



Tarumã

- Histórico:
O bairro ganhou esse nome devido à grande quantidade de árvores conhecidas como “tarumã” existentes na área. Em 1950, a região do Tarumã caracterizava-se ainda pela existência de extensos campos e banhados. A partir da instalação, no seu território, do Jockey Club do Paraná, o bairro começou a se desenvolver. Essa instalação foi também fator decisivo para o aumento da população do bairro, que se instalou de ambos os lados da BR-116, próximo às indústrias e empresas de prestação de serviços.



Tingui
- Histórico: O bairro Tingui iniciou-se como Vila Tingui, criada em 1975, tem a origem do nome na existência dos índios Tinguis, que povoavam grande parte da Região Metropolitana. Tribo pacífica e amante da natureza, esses índios não hostilizaram os brancos exploradores de ouro, pelo contrário, lhes prestaram serviços na mineração, na criação de gado e demais afazeres, deixando uma grande descendência mestiça. Nos princípios do século, o caboclo de Tendiquera e Tamandaré costumava dizer, em suas andanças: “cuidado que eu sou Tingui”. A região de Tendiquera, palavra que quer dizer “buraco de tingui” é hoje chamada de Araucária. Essa denominação se deve ao hábito dos índios construírem suas habitações em covas abertas no chão, em pleno campo.

Um comentário: